20-coisas-que-aprendi-aos-20-anos

20 coisas que aprendi em 20 anos

Ao fim de vinte anos parece que há muito para aprender porque somos novos e não temos experiencia suficiente de vida para saber do que falamos. Errado. A cada ano acrescentasse umas coisinhas a mais à nossa sabedoria, sabendo como absorver cada ponta de informação útil que a vida descarrega em nós. É diferente porque há aquela responsabilidade de ser adulto, mas não se consegue ser adulto porque eles não nos levam a sério. Cresce uma vontade de ser livre, mas não muito livre visto que com a liberdade vem responsabilidades pesadas. É um misto de sentimentos e não sei lidar com isso além de viver cada dia com intensidade e inspiração.

20 coisas que aprendi em 20 anos

Algumas vezes publico as coisas que aprendi, outras não. Curiosamente, fiz a mesma coisa no ano passado, e é muito engraçado ver as coisas que descobri e as coisas nas quais eu já não acredito. Apesar de só ter passado um ano, muita coisa pode mudar e acho mesmo giro ver isso. Então, aqui vai a lista de 20 coisas que aprendi aos 20 anos:

  1. Não tens de te justificar sempre, podes apagar a necessidade de dar sempre uma resposta por tudo o que fazes.
  2. O karma é real. Vai acabar por apanhar toda gente que faz mal, de uma maneira ou de outra.
  3. As coisas que ficam para ti ninguém pode arruinar porque, muitas das vezes, ficam sem efeito porque alguém disse algo prejudicial sobre isso.
  4. Faz as coisas por ti. Vais acabar por perder a motivação se fizeres as coisas pelos outros.
  5. Respira. Para por um pouco e inspira o ar que te rodeia. Saboreia o facto de ainda estares vivo(a) e poderes controlar o teu futuro.
  6. Compara-te apenas a quem foste. De nada adianta a comparação constante a quem vês nas redes sociais ou a passar pela rua, a vida de ninguém é perfeita.
  7. Aprecia as mais pequenas coisas. É desta maneira que te tornas mais feliz.
  8. Orgulha-te dos mais pequenos sucessos e dos maiores falhanços. Aceita o que fazes de errado porque é sempre uma maneira de aprenderes mais e melhor.
  9. Sê sempre sincero(a). Independentemente se magoa ou não, sinceridade é o melhor caminho a seguir.
  10. O tempo passa depressa, então aproveita enquanto há tempo para viver.
  11. Afasta-te do que é tóxico. Pessoas, fases da vida, tudo. Nada nem ninguém merece o teu tempo se te faz infeliz.
  12. Vive consoante as tuas expectativas, não as dos outros. Não importa se o outro começou ao mesmo tempo que tu e está mais avançado. O que importa é que não desististe.
  13. Sai da tua zona de conforto. É uma das melhores maneira de te acontecer as melhores coisas.
  14. Sentir é uma benção. Não te massacres por ser demasiado sentimental, isso significa que vives.
  15. As pessoas vão embora e está tudo bem. Há pessoas que são só uma ajuda para chegar a outra fase da tua vida ou a outras pessoas.
  16. Tem coragem. Deixa-te sentir mesmo que doa, deixa-me levar mesmo que te percas. Corre mesmo que caias. Ter demasiada percausão não te deixa viver a vida no seu pleno.
  17. Amanhã é um novo dia. Todos os dias podes começar algo novo, de uma maneira nova. Não precisas de estar constantemente agarrado(a) a algo pois amanhã podes mudá-lo.
  18. Sê gentil. Sempre, com toda gente, mesmo que te magoem.
  19. As redes sociais não definem relações. Não preciso de estar sempre a publicar fotografias com o meu namorado ou amigos para dizer que ainda me dou com eles. Não preciso de fazer discursos longos para mostrar que me importo. São as pequenas coisas que fazem que realmente importa.
  20. Esforça-te, mas não forces. Aprende a saber quando é suficiente. Não adianta estares a forçar algo que simplesmente não é para acontecer naquele momento da tua vida. É preciso saber deixar ir para poder voltar.

Aqui está as 20 coisas que aprendi aos 20 anos. Há alguma das frases que te ficou na cabeça? Comenta qual delas foi e se tiveres alguma que gostasses de dizer, não hesites em comentar também!

Até já,

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

perguntas frequentes sobre a universidade

perguntas frequentes sobre a universidade.

8 de Setembro, 2017

Next Post

10 coisas que aprendi aos 22 anos

24 de Setembro, 2019
%d bloggers like this: