como-organizo-a- minha-vida

Como Organizo A Minha Vida

Este artigo é um artigo muito especial para mim porque vou, basicamente, contar todos os segredos que tenho sobre como organizo a minha vida. O meu namorado costuma gozar comigo pelo facto de organizar e planear todos os passos que dou, mas é a forma que arranjei de prevenir a ansiedade crescer em mim. Além disso, permite-me manter-me focada e persistente porque organizo o meu tempo de maneira a ter tempo livre para pausas e para descansar também. Isto porque sei que me distraio muito então dou-me algum tempo extra para completar uma tarefa e, também, tempo extra de pausa.

Então, como é que organizo a minha vida?

Bom, uso tanto métodos digitais como analógicos. Sinto a necessidade de ter no papel certas tarefas e para conseguir organizar certos projetos, invés de manter tudo no digital. Além disso, uso várias aplicações invés de uma só porque ajuda-me a não me cansar de estar sempre no mesmo sítio e por serem mais simples e fáceis de usar do que outras aplicações existentes. Gosto de ser prática, sim, e apesar do meu sistema parecer ir de encontro a isso, garanto que é prático para mim.

Google Calendar

Este é o que me permite organizar os eventos em maior escala ou eventos que demoram meses até chegar. Permite-me também bloquear e organizar blocos de tempo para fazer as tarefas necessárias. Permite-me manter-me resiliente porque sei que aquele tempo é para trabalhar e que posso descansar depois. A palavra-chave de toda a organização é mesmo determinação. Com o Google Calendar parece muito mais fácil de ser determinada porque consigo ver durante o dia ou a semana o que preciso de fazer e quando. Adicionando a isso, posso sincronizar com o telemóvel, o tablet e o computador, permitindo-me ter acesso em todo o lado às mesmas coisas.

 

(aqui não mostrei como bloqueio o tempo para o resto das coisas, mas é basicamente selecionar o tempo disponível que tenho e, por exemplo, escrever logo os artigos semanais no mesmo dia)

Google Keep

É a aplicação que uso para guardar ideias, algumas listas de coisas a fazer, links, imagens, prints, muitas outras coisas. É mesmo o meu bloco de notas pessoal porque contém ideias tanto para o blog como para projetos e para livros. Acho bem prático porque dá para ter acesso ao Google Keep e ao Google Calendar ao mesmo tempo, pelo computador. Uso isto invés do próprio Notas do telemóvel porque, no meu telemóvel antigo, perdi tudo o que estava nas notas (o telemóvel deixou de ligar) e não consegui aceder a nada que estava lá. Assim, consigo guardar e ter acesso em tempo real em todos os dispositivos através da internet.

Tasks

Estas duas aplicações que vou mencionar agora e depois, têm finalidades similares e são bem simples e fáceis de usar. A sua interface é incrível e acho bem gira a maneira como foi construida. A maneira como organizo a minha vida de forma bem rápida e simples.
A primeira aplicação consigo dividir por projetos, tarefas e sub-tarefas que precise de fazer. É super boa quando estás a tratar de um projeto mais importante e que requer várias coisas a serem feitas por categorias ou departamentos diferentes. 

Focus To-Do

A segunda aplicação ajuda-te a organizar no tempo quando queres realizar que tarefas, entre hoje, amanhã, em breve ou um dia. Consegues também determinar quantos promodoros pensas que demora para concluir a tarefa. Em ambas consegues colocar uma data de vencimento e a prioridade de cada tarefa para te organizares. Balanço de uma aplicação para outra porque têm consigo fazer coisas diferentes para tarefas iguais e cada aplicação tem o seu porquê de existir.

Bullet Journal

De forma mais pessoal e criativa, o Bullet Journal ajuda-me a organizar a minha vida pessoal e o desenvolvimento pessoal. Eu poderia usar este método para compilar todas as aplicações que mencionei acima, eu sei disso. A questão é que nem sempre estou com o caderno, não o levo atrás de mim. Eu mantenho-o em casa e há situações que preciso de guardar datas importantes, tenho ideias na rua, vejo coisas na internet, e consigo controlar melhor o tempo através do telemóvel. Tornei o BuJo uma forma mais de me ajudar a melhorar a mim mesma e de me lembrar que preciso de consumir conteúdo. Propositadamente, criei páginas em cada mês para escrever filmes, música, podcasts, séries, livros que me interessaram. Podes ler mais sobre como criei o meu Bullet Journal e como organizo a minha vida com ele clicando aqui.

Hábitos

Eu uso esta aplicação como forma de controlar que hábitos estou a melhorar ou quero implementar na minha vida. Eu cheguei a criar um rastreamento de hábitos no Bullet Journal, mas, como já disse acima, eu não carrego o meu caderno para todo o lado. Por isso mesmo, torna-se difícil, por vezes, lembrar-me de preencher o quadradinho no dia seguinte. Colocar no telemóvel é muito mais fácil e permite-me que mesmo antes de ir dormir preencha os hábitos que concluí naquele dia. Consegues controlar quantas vezes queres fazer a tarefa por semana, ou o número de coisas que queres fazer por dia. No final, tens um gráfico que te mostra os dias que preencheste e a pontuação que tens, em geral.

Quadro Branco

Uso o quadro branco para colocar uma vista geral da semana em termos de criação de conteúdo. É uma coisa que tenho estado a testar ainda. Coloco os dias da semana que pretendo publicar no blog e no podcast e o tema que penso em falar nos mesmos. Ao lado tem uma vista da semana em que escrevo o que faço quando, dividindo por blocos de tempo depois no Google Calendar.

Mapas Mentais & Listas

Se pudesse reduzir tudo para duas formas de organização seria mapas mentais e listas. Costumo criar isto em papel para ser-me mais fácil de visualizar e desenhar. Isto serve para me ajudar a perceber o que posso fazer para melhorar certos aspetos da minha vida e como os posso melhorar. Uso também para adicionar projetos ou ideias relacionadas com os projetos. As listas ajudam-me a organizar a cabeça e deitar tudo o que preciso de fazer cá para fora. Basicamente, já incorporo estas duas táticas nas outras aplicações e métodos de organização, mas decidi frizar para simplificar tudo o que disse aqui.

Aqui estão as ferramentas de como organizo a minha vida. Não é a forma mais fácil de o fazer, acredito que não. No entanto, transportar as tarefas de um lado para o outro permite-me lembrar delas e não me esquecer de as concretizar. Estou sempre a testar novas aplicações de organização e sempre que encontro uma boa, menciono em alguma das minhas redes sociais, seja o twitter ou o instagram, por isso não se esqueçam de me seguir por lá.

Espero que tenham gostado.

Até já,

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

Como Utilizar o Bullet Journal Para Desenvolvimento Pessoal

9 de Janeiro, 2020

Next Post

tatuagem-dor-significado-preço

tatuagens: experiência, dor e significado.

15 de Abril, 2020
%d bloggers like this: