bullet-journal-o-que-e-vantagens-e-porque-agora

Bullet Journal: O Que É, Vantagens e Porquê Agora?

Eu percebi que falo muito deste método de organização, mas nunca expliquei, efetivamente, o que é o Bullet Journal e quais são as suas grandes vantagens. Assumi que toda a gente sabia por ser um tipo de organização tão conhecido e fácil de usar. Muita gente prefere o Bullet Journal à agenda por causa da sua versatilidade e personalização. No entanto, não são essas as únicas razões. Embora só agora esteja a explicar as bases, já escrevi alguns artigos sobre este método e podes conferir tudo aqui.

ANTES DE TUDO, O QUE É BULLET JOURNAL?

Esta é a definição que gosto de usar e que foi criada por mim: é um método analógico através do qual podes usar a tua criatividade para criar uma mistura de planner e agenda. Pode ser denominado pelo seu acrónimo, BuJo. Este sistema foi criado pelo Ryder Carroll, um americano que só queria juntar num caderno só todas as suas listas de coisas que tinha espalhadas por todo o lado.

Ele lançou um livro a explicar tudinho sobre isso, podes aceder aqui para comprar.* Resumidamente, podes pegar num caderno qualquer, numa caneta qualquer e desenvolver o teu próprio calendário. Concluindo, é um método de organização muito multifacetado, possibilitando-te a gestão das páginas e do que precisas. 

O QUE PODES COLOCAR NELE?

  • Lista de tarefas diárias;
  • Um calendário;
  • Lista de livros lidos, filmes e séries vistas + avaliação;
  • Horário semanal de trabalho, estudos, atividades extracurriculares, etc;
  • Um future log: o calendário anual + eventos que já tens marcados para o ano;
  • Projetos + lista de tarefas para criar o projeto;
  • Objetivos + lista de tarefas para chegar ao objetivo;
  • Coisas aleatórias que aprendes;
  • Acompanhar o teu progresso em algo (ex: línguas);
  • Entre outras coisas.

QUAIS SÃO AS SUAS VANTAGENS?

  1. Ao contrário de uma agenda, não tens de gastar folhas à-toa porque podes adaptar às tuas necessidades, sendo assim atemporal. Além disso, és tu que marcas os dias e preenches as folhas vazias, dando-te uma liberdade incrível em termos de planificação.
  2. Podes utilizar aquele caderno que está perdido no teu escritório e não tem nenhuma utilização, e usá-lo para te organizares, ao invés de estares a comprar um planner ou uma agenda. Reciclar e reutilizar são atos muito bons!
  3. É possível adaptá-lo às tuas necessidades. Surpreendentemente, serve para te organizares no tempo, para projetos que queiras progredir, para desenvolvimento pessoal, para te controlar nas aprendizagens (ex: aprender línguas, aprender marketing digital, etc).
  4. Se és criativo ou gostas de trabalhos manuais, o Bullet Journal pode ser terapêutico para ti! Ajuda-te a relaxar, visto que podes utilizar diferentes materiais para construir os templates. Podes usar caligrafias diferentes, materiais de escrita diferentes, carimbos, autocolantes, post-its e muito mais. Tudo o que for possível colar, agrafar ou escrever com, é possível colocar aqui.
  5. Como resultado, consegues tornar o Bullet Journal muito versátil pela flexibilidade de criares templates diferentes a cada página para se ajustarem ao que precisas e ao que não precisas. Se não gostaste do layout anterior, podes mudar; se gostaste, mas pensas que faltava algo, podes mudar.
  6. Da mesma forma, conseguires visualizar o passado, o presente e o futuro na mesma página. O Bullet Journal serve quase como um diário de ideias e tarefas. Dessa forma, consegues organizar-te em diferentes tópicos sem teres de fazer divisões espalhadas. Para ideias soltas, podes escrever e organizares-te gradualmente, sem teres problemas em parecer confuso ou não parecer bonito. Isto é o teu caderno, o teu modo de organização.

PORQUÊ COMEÇAR AGORA UM BULLET JOURNAL?

  1. Podes experimentar se realmente serve para ti.
  2. Ajuda-te a manter-te criativa e entretida.
  3. Permite-te criar páginas concretas e detalhadas para os objetivos que queres concluir ou até para bucket lists, planos que querias fazer depois da quarentena.
  4. Consegues usar como partilha de momentos, pensamentos e listas de tarefas.
  5. Podes usar para escrever todos os passos que precisas de fazer/saber para aprender determinado hobby que queiras.
  6. Aliás, tens a opção de usar materiais que tenhas em casa para reciclar, por exemplo: papel de embrulho, cartolina, papéis rasgados, etc.
  7. Não precisas de gastar muito dinheiro numa agenda, basta usares um caderno.

*- link de afiliado, sempre que comprares através dele, é uma ajuda que me dás.

Ainda mais, o vídeo acima é narrado pelo próprio criador do Bullet Journal onde te mostra como montar um muito rapidamente. Salvo qualquer lapso, fica explicado o que é o Bullet Journal, percebes as suas vantagens e ajuda-te a perceber se deves começar agora ou não. Inegavelmente, este método é muito comum por entre as gurus de organização e desenvolvimento pessoal.

Assim, espero que tenham gostado.

Até já,

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

gap-year-fazer-ou-nao-fazer

Gap Year: Fazer ou não Fazer?

20 de Outubro, 2020

Next Post

Dicas-Para-Estudantes-de-Línguas-e-Literaturas

5 Dicas Para Estudantes de Línguas e Literaturas

3 de Novembro, 2020
%d bloggers like this: