gap-year-fazer-ou-nao-fazer

Gap Year: Fazer ou não Fazer?

Grande parte das pessoas considera se faz gap year após completar o 12º ano. Também o considerei visto que só entrei na 3ª fase das candidaturas à licenciatura. Já estava inscrita em melhorias e tudo quando soube a resposta que tinha entrado no curso! No entanto, após a licenciatura, foi quando, efetivamente, fiz o gap year para saber o que queria como mestrado e para trabalhar de forma a ganhar dinheiro para o mesmo. O gap year tornou-se numa pausa de 2 anos onde fiz algumas viagens, aprendi coisas novas e trabalhei.

A Minha Experiência.

É incrível como as pessoas condenam as pausas entre os anos de estudo. Eu lembro-me que a minha mãe não concordou porque pensava que eu não ia querer voltar a estudar. A verdade é que, ao fim de 15 anos de estudo, isso cansa. Principalmente porque a vida é tão incerta e as carreiras são tão esporádicas e complicadas, pelo menos em Portugal. Na minha opinião, e posso estar totalmente errada, mas não há nada 100% fiável, sinceramente. Gente com empregos há anos são despedidas e as carreiras, lá está, estão congeladas. Assim, acredito que é preciso haver dinâmica e criatividade se queres fazer algo e que seja o teu trabalho para a vida.

Além disso, o meu problema sempre foi gostar de muita coisa ao mesmo tempo. Eu lembro-me que na licenciatura queria escolher psicologia, designer gráfico, multimédia, línguas e literaturas (que foi o que segui) e outras coisas que agora não me lembro. O meu interesse em várias áreas sempre me causou indecisão ao mais alto nível, então, tive de me ir adaptando às opções que tinha.

Apesar de tudo, consegui reduzir para línguas e literaturas europeias na Universidade do Minho. Contudo, o problema veio depois da licenciatura acabar. E agora? A indecisão começou de novo. Inscrevi-me em Ciências da Comunicação, mas não entrei. Decidi que ia parar para pensar o que realmente queria. Entre esses dois anos fiz duas formações de Marketing na Universidade do Minho, estudei francês e alemão, li ainda mais livros sobre as diversas áreas. Nunca estive parada enquanto estudava, não ia ser no gap year que o ia fazer.

Em resumo, ao final dos dois anos decidi voltar à universidade para fazer mestrado. Se foi a melhor escolha entrar logo agora no meio de uma pandemia, no ano em que só trabalhei 2 meses e que não sei se vou ter bolsa? Não sei gente, mas aqui estou eu.

Gap Year: Fazer ou não Fazer?

Apesar da minha opinião valer o que vale, a minha resposta é: SIM! Isto porque o gap year põe tudo em perspetiva. Como disse, eu estava sempre indecisa com tudo e, com a pausa, consegui pensar no mestrado que queria tirar e reduzir as hipóteses a uma apenas. Até porque só me inscrevi mesmo num único curso; caso não entrasse, também não sabia o que fazer da minha vida, honestamente.

Como disse anteriormente, o ano sabático pode ser feito após o 12º ano, após licenciatura ou noutra altura qualquer. Isto porque quem decide és tu. Eu acho, realmente, que se estás com dúvidas sobre o que seguir, devias fazer gap year. Uma vez que tens mais tempo para pensar, acabas por não sentir tanta pressão para decidir, em tão pouco tempo, o que queres fazer.

o que fazer durante a pausa.

Há varias coisas que podes fazer, tudo depende da tua disponibilidade financeira e do teu tempo. Há quem tire o ano para viajar pelo mundo. Existe pessoas que vão trabalhar para ganhar dinheiro para os estudos. Há sempre a possibilidade de fazer formações ou pequenos cursos para manteres a tua mente ativa e desenvolveres novas competências. Podes criar o teu plano de estratégia para abrires o teu próprio negócio se o teu plano é estudares mais sobre isso depois. Há muita gente que faz programas humanitários e se envolve em voluntariado. Se houvesse possibilidade, uma das coisas que faria seria fazer um ano sabático com a EF visto que as atividades que eles propõem parecem incríveis, além de aprenderes uma nova língua. A lista estende-se sempre àquilo que queres no futuro e àquilo que tens no presente.

Acho que respondi ao geral sobre o gap year. Claro que se tiverem perguntas podem deixar na caixa de comentários. Caso tenhas outro tipo de dúvidas sobre universidade ou mestrado, podes aceder a este artigo onde respondo às perguntas mais frequentes sobre este nova etapa.

Até já,

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

organizar-a-minha-vida-como-e-o-que

Organizar a Minha Vida: Como e O Quê.

13 de Outubro, 2020

Next Post

bullet-journal-o-que-e-vantagens-e-porque-agora

Bullet Journal: O Que É, Vantagens e Porquê Agora?

28 de Outubro, 2020
%d bloggers like this: