4-dicas-de-organizacao-para-escrever-um-relatorio-de-estagio

4 Dicas de Organização para Escrever um Relatório de Estágio

Como muita gente sabe, em 2020 entrei no meu mestrado de sonho: Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Desde o início que sabia que tinha de escrever um relatório de estágio, tese ou criar um projeto para conseguir finalizar o curso. O meu objetivo sempre foi um estágio para conseguir ganhar experiência e perceber o que gosto ou não de fazer. Com a ajuda da diretora de curso, tive essa oportunidade. Quando em outubro de 2021 comecei o estágio percebi que precisava que arranjar uma estrutura para organizar o relatório de estágio.

Eu escolhi iniciar o estágio mais cedo (no primeiro semestre) porque queria ter tempo para escrever, reescrever, tirar as dúvidas que tivesse com o meu orientador e com a empresa que me acolhesse. Assim, teria 2 fases de entrega invés de ter só 1 se tivesse escolhido fazer o estágio só no segundo semestre.

A minha ferramenta de escolha foi, claramente, o Notion. Estou sempre a falar desta aplicação no blogue, mas acreditem que vale a pena. O Notion tornou-se o meu segundo cérebro e escrevo todas as informações, detalhes, anotações de aulas, anotações de aprendizagens, tudo nele. Aliás, este artigo foi escrito no Notion. 😊 No meu artigo anterior chamado “Organizar a Minha Vida: Como e O Quê” falo sobre como organizado a minha vida e, inclusive, como me organizei para o mestrado.

Queria só deixar uma pequena nota que é a primeira vez que estou a escrever um relatório e não tenho qualquer preparação de nada. Estou a descobrir tudo e a organizar-me enquanto os dias passam porque não sei mesmo como o fazer de forma sistemática. Contudo, as dicas podem-se aplicar à tese ou ao projeto, basta adaptar à vossa realidade.

Lê também: Como Consigo Organizar A Minha Mente.

1. Tira Apontamentos de Tudo

Desde o início do estágio que tenho tirado apontamentos aleatórios sobre reuniões com o orientador, reuniões com o orientador da editora, tarefas que tenha de fazer, anotações sobre coisas que li e que podia incluir no relatório, entre outros. No meu caso é fácil de tirar anotações das reuniões porque é tudo feito online. Como podem ver na imagem abaixo, fiz várias páginas dentro de uma página global com várias notas sobre coisas que fui fazendo.

Se o vosso estágio é presencial, levem um caderno convosco e anotem o que fizeram durante o dia, como fizeram e, caso tenha havido entraves, como resolveram os problemas ou se ainda continuam porque não dá para avançar.

Tirem prints ou mantenham fotocópias das coisas que produzem de forma a conseguirem evidenciar o vosso trabalho. Se for possível ou se for adequado a isso, mantenham cópia do trabalho que vos foi entregue e depois o trabalho final que vocês fizeram. Por exemplo, no meu caso, eu tinha um e-book que tinha de transformar de Português para Espanhol e eu mantive o documento que me foi entregue para conseguir comparar como ficou em Espanhol. O foco principal aqui é não deixarem tudo para o fim porque podes já não te lembrar de detalhes importantes.

2. O que é fácil para vocês, não é fácil para os outros

Isto foi algo que a diretora do meu curso me disse e parece que uma luz no meu cérebro se ligou, não estou a brincar.

Por exemplo, ainda sobe a tarefa sobre o e-book que mencionei no ponto anterior, para mim é fácil trabalhar no InDesign porque é uma programa com o qual tenho experiência. Contudo, tanto o júri, como o orientador, como outra pessoa qualquer que esteja a ler o relatório, podem não ter essa experiência e podem não saber nada sobre o que estou a falar.

A base do relatório é explicares as tarefas que fizeste durante o estágio e explicar como fazê-las não magoa ninguém e, na minha opinião, ajuda a que cries um contexto do porquê dessa tarefa.

3. Vê as normas de formatação da universidade e organiza o documento de acordo

É preciso ter em conta, sempre, as normas de formatação e regras que deves seguir para o relatório ou tese visto que podem rejeitar o trabalho caso não esteja correto.

As normas são diferentes de universidade para universidade por isso basta procurar no site da universidade ou, também, podem falar com o/a vosso/a orientador(a) para vos ajudar.

4. Faz uma lista de tarefas que tens de fazer

Esta dica acaba por ser básica porque já muita gente faz inconscientemente. É importante teres uma ideia do que tens de fazer para o relatório, o que já fizeste ou o que estás a fazer. Eu uso a mesma tabela que usava para as tarefas e trabalhos para as aulas, só adaptei.

Neste print só tem as tarefas que tenho para o relatório, mas também tinha as tarefas que estavam pendentes para o estágio ou coisas que precisava de rever/enviar/esperar.

A tabela é muito autoexplicativa e fácil de perceber o porquê de ter a informação que tem. Ainda assim, acho necessário explica as coluna de “processo” que tenho 4 opções: “não começado”, “em desenvolvimento”, “acabado” e “entregue”. A última opção existe porque o meu orientador pediu-me para enviar cada tópico que acabasse para ele rever com tempo. Isto permite-me, também, ter já a sua opinião e conselhos de melhoria que uso para o resto do relatório.

Eu sei o quanto pode parecer assustador escrever um relatório ou uma tese, mas é um passo importante para acabar o grau de escolaridade no qual te encontras. Além disso, é o último passo depois de tanto esforço por isso, tenta só mais um bocadinho!

Se tiveres alguma pergunta ou sugestão basta deixares um comentário na secção abaixo!

Até já, crescentes! 😊

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

Onde Comprar e Ajudar As Pequenas Lojas Este Natal

1 de Dezembro, 2020
%d bloggers like this: