Bullet Journal Notion Organização

Organizar a Minha Vida: Como e O Quê.

organizar-a-minha-vida-como-e-o-que

Há algum tempo que tenho tentado arranjar a melhor maneira de organizar tudo o que acontece na minha vida e na minha cabeça. Como uma pessoa que tem a tendência de pensar demasiado, isto é importante para mim para que consiga acalmar a minha mente. Assim, quero partilhar como organizo a minha vida, física e digitalmente. Pode parecer confuso porque eu gosto de ser prática e simples, mas eu uso os dois métodos para facilitar a minha vida ao máximo e é bem fácil fazer com que isso aconteça.

Organizar a Minha Vida: As Duas Ferramentas que Uso

Em fevereiro, cheguei a fazer um artigo em que falava como me organizava na altura. No entanto, acredito mesmo que este é um sistema mais funcional visto que incluí muitas das coisas que mencionei em dois sítios apenas.

Para quem não sabe, recentemente comecei o mestrado e é preciso organizar-me. Visto que apesar de ser apenas dois dias por semana, é muita coisa acumulado nesses dias e preciso de estar a par de tudo. Adicionalmente, tenho os meus projetos online, vida pessoal e conto em ter um part-time também.

Bullet Journal: ferramenta física

Quem me segue aqui, no blogue, ou nas redes sociais sabe que eu sou uma fã de Bullet Journal. Aliás, partilhei há pouco tempo, o meu bullet journal de outubro e algumas referências de páginas para estudantes. Fisicamente, o Bullet Journal é uma ferramenta física que me deixa adaptar sempre às minhas preferências e/ou necessidades. As páginas mensais e qualquer coisa que eu adicione é consoante o meu gosto pessoal e aquilo que preciso. No entanto, fiz algumas páginas logo no início do caderno e revejo-as frequentemente para me mantêm a vida organizada.

As minhas páginas favoritas são à base de organizar tudo referente a objetivos, avaliações, lembretes, chuva de ideias e métricas. Estes são os exemplos de templates que tenho no meu Bullet Journal que me ajudam a organizar a minha vida. Podes ver o caderno completo de como o organizei para desenvolvimento pessoal neste artigo.

Notion: ferramenta digital

Não explorei muito a parte do Bullet Journal porque já devem estar fartos de ouvir-me a falar de tal. No entanto, a novidade aqui é mesmo a aplicação Notion. O Notion é uma aplicação onde podes criar tabelas, listas, formatar texto e criar páginas, com o fundamento de construir os teus próprios painéis de gestão de projetos e para gerires tarefas da maneira que mais se enquadra contigo. É uma plataforma muito completa e usada com grande distinção.

Ora, como consigo organizar a minha vida com a aplicação? É muito fácil. Vou apenas mostrar as páginas mais diferentes que tenho para que compreendam o poder desta aplicação. 

Esta é a página central – o painel da minha vida toda. Aqui tenho acesso a qualquer coisa que eu alguma vez criei de forma organizada e pronta para fácil uso e acesso. A página continua para baixo onde aparece as tarefas que quero fazer na semana presente, os hábitos semanais; além disso, aparece uma tabela com todas as coisas que preciso de fazer no geral e projetos e/ou ideias.

Decidi dividir várias partes da minha vida em páginas para ficar mais organizado: no acesso rápido podemos ver o meu orçamento de despesas e, ainda, páginas para o mestrado, a escrita, Evanescente, os meus dois blogues e cursos que quero finalizar. Na terceira coluna existe uma série de listas que utilizo para manter todas as minhas ideias e projetos em pé. No menu, encontram-se listas como próximas leituras, coisas que quero comprar, viagens que quero fazer, etc.

Escrita

Por exemplo, esta é a página de Escrita e, apesar de ser bastante simples, quando a acabar de organizar será bastante funcional. Tem uma lista de tarefas para saber o que preciso de fazer, tem as histórias nas quais estou a trabalhar e tem uma parte para coisas aleatórias, como palavras que gosto. A fim de eu perceber, também, quantas palavras escrevo, tem uma tabela que me ajuda com a contagem em si.

Mestrado

Ora, o mestrado é uma das minhas páginas preferidas porque está quase concluída. Além do óbvio, no acesso rápido contém links para as disciplinas que tenho e as suas notas, página para a tese, sítio onde colocar as presenças e, ainda, uma lista de tarefas principal com as datas de entregas. Acrescentei, por fim, os horários completos para comboios e autocarros, visto que a universidade é longe e preciso de transportes, e o meu horário escolar. Sobre os transportes, organizei com todas as informações que achei relevantes: tipo de comboio, partida de onde moro, chegada para a troca, onde é a troca, partida do lugar da troca, chegada ao destino final e autocarro.

Cresce & Aparece

Ao mesmo tempo que acrescentei informações sobre o que preciso de fazer para o blogue e as ideias para publicações, coloquei também informações sobre a marca que pretendo criar. Isso tudo é segredo, daí estar desfocado. Abaixo desses menus, tem uma tabela com as minhas próximas publicações onde já planeie tudo até dia 1 de Dezembro, só falta mesmo escrever os artigos!

Concluindo, maior parte das páginas são muito auto explicativo com os títulos que lhes dei e penso que não acrescenta nada de novo ao mundo da organização. De tal forma, decidi fazer apenas as partes mais importantes da minha vida para verem como me organizo em geral, tanto com a ferramenta física, como com a ferramenta digital.

A verdade é que ainda uso o Google Calendar para controlar os eventos mais importantes e uso o Google Keep para tirar notas de algo bastante rápido ou que preciso de ver depois. No entanto, coloco o calendário do Google na aplicação e faço uma limpeza geral ao Google Keep para armazenar as ideias na mesma. No entanto, aviso já, que a aplicação não é incriptada, ou seja, coloquem só informações que, ainda que sejam pessoais, não vos ponham numa situação vulnerável.

Do mesmo modo, podem também ver como a The Little Angie se organiza com o Notion e ver como a Vanessa Teixeira organiza a sua vida.

Espero que tenham gostado; se tiverem alguma questão podem comentar abaixo.

Até já,

Lê também

Sem Comentários

    Diz o que pensas! ;)

    %d bloggers like this: