como-consigo-organizar-a-minha-mente

Como Consigo Organizar A Minha Mente

Se fores alguém como eu, estás sempre a pensar em coisas aleatórias quando te devias estar a focar no trabalho que estás a produzir. Já enviei aquele e-mail importante? Onde está aquele vídeo que eu guardei? Não tinha alguma coisa para fazer? Esqueci-me da data de entrega do trabalho. Ei, já passou o aniversário da Catarina. Estes são alguns exemplos que me passam pela cabeça a várias alturas do dia porque eu não tinha uma forma de organizar a minha mente, apesar de ter boa memória. A maneira como organizas as tuas ideias e pensamentos vai ajudar imenso na maneira como passas o quotidiano. Além disso, é igualmente importante organizar as informações que vês, lês ou ouves e que achas necessário aceder mais tarde.

Como É Que Organizo A Minha Mente

Quando pensas que te vais lembrar de algo, o teu cérebro acaba por gasta muita energia para manter esse lembrete ativo. A minha solução para me manter relaxada e organizada com tudo o que vai na minha cabeça é simples como criar LISTAS. Pode ser em qualquer aplicação ou até mesmo num caderno, no entanto, eu prefiro fazer maior parte do armazenamento das informações no Notion

O Notion é uma aplicação que consegue guardar todo o tipo de informações num só lugar. Adicionalmente, eu já escrevi um artigo onde expliquei como me organizava digitalmente e falei lá na aplicação. Como diz no próprio site, é “o espaço de trabalho multifuncional para as suas notas, tarefas, pesquisas e bancos de dados“. No entanto, vou falar mais especificamente para coisas que precisas de escrever e guardar para não te esquecer delas e onde podes facilmente aceder em qualquer lugar.

Ora, sim, é simples, mas não é fácil. Isto porque não basta só criar uma lista com todas as coisas que te vai na cabeça, precisas de caracterizar, priorizar e organizar.

Escreve tudo o que te vai na cabeça

Eu disse que a melhor maneira de organizar a minha mente é fazendo listas, sim. No entanto, é simples, mas não é fácil. Isto porque não basta só criar uma lista com todas as coisas que te vai na cabeça, precisas de caracterizar, priorizar e organizar.

Eu costumo usar o Google Keep para escrever notas rápidas para depois passar isso para o Notion, caso esteja no telemóvel. Se estiver no computador, uso o Notion onde já coloquei uma página especial para isto. Na página juntei as listas principais que mostrei acima para ser mais fácil de aceder a tudo de uma vez só.

Analogicamente também é possível isto ser feito, apesar de não dar para mover com tanta facilidade as coisas de um lado para o outro. Dessa forma, aqui estarei a dar exemplos digitalmente porque é a forma final que uso para acalmar os meus pensamentos e ideias.

Master to-do list

Esta lista é para todas as coisas que eu preciso de fazer em relação a tudo: criação de conteúdo, trabalho, mestrado, coisas pessoais, hobbies, coisas para comprar, coisas no computador, etc. É um tipo de lista que são coisas que posso fazer no dia-a-dia rapidamente ou mesmo que demore uns dias. É uma das listas mais úteis deste artigo todo visto que consigo organizar a minha mente de forma muito rápida. Assim, torna-se um alívio instantâneo quando preencho a lista com coisas que estavam na minha cabeça.

“À espera” lista

Na mesma lista, além das outras categorias, tenho uma parte dedicada a coisas que estão na lista de espera, basicamente. Isto são coisas que eu preciso de resolver também, mas que não dependem de mim, naquele momento. Receber e-mail de X pessoa, esperar resposta de algo, esperar certa encomenda, esperar até aos dias úteis para ligar para algum lado, coisas dessa categoria.

Reset Mensal e Semanal

São duas listas separadas para me ajudar a saber as coisas principais e rotinas que tenho de seguir para iniciar a semana ou o mês. Principalmente o reset mensal que tenho de começar a seguir mais vezes, ajuda-me a ver que tarefas é que eu devo seguir para começar bem o mês ou, consequentemente, a semana.

Projetos e Ideias

Aqui estão os projetos e ideias maiores e mais complicadas de serem realizadas em pouco tempo. Muitas delas são projetos para os blogues e outras ideias divertidas que pretendo concretizar, mas é preciso muita organização e várias ações a fazer antes de estar pronto.

Notas Importantes

Aqui coloco todas as coisas que gostaria de me lembrar mais tarde, informações que tirei em forma de apontamento de livros, vídeos, etc. Ainda tem pouca coisa porque tenho tido pouco tempo para ver entretenimento que seja construtivo e muitas das coisas colocava no Bullet Journal, anteriormente.

Outras listas para organizar a minha mente

Estas listas não vale tanto a pena explicar porque percebe-se bem para que servem. Como mostra na imagem abaixo, são listas onde coloco de tudo: viagens que quero fazer, prendas de natal, coisas que quero comprar, objetivos, coisas para ver depois, cursos que quero fazer, lista de leitura, “se” listas onde estão coisas como “se te sentires off, faz isto” e descontos que tenho para não perder a validade.

Acima de tudo, está tudo organizado e fora da minha cabeça para que, quando precisar de algo, é muito fácil aceder tanto no computador, como no telemóvel. Apesar de já fazer estas listas, acaba por as fazer em pedaços de papel aleatórios ou em cadernos e depois nunca encontrava as coisas. Assim, ter tudo num só sítio em que posso aceder rapidamente é muito mais prático e simples.

Se tiveres mais dicas ou outras listas que penses que merecem ser partilhadas, podes comentar aqui abaixo. Não te esqueças de partilhar o artigo nas redes sociais que me ajuda imenso e

até já!

Diz o que pensas! ;)

Prev Post

Dicas-Para-Estudantes-de-Línguas-e-Literaturas

5 Dicas Para Estudantes de Línguas e Literaturas

3 de Novembro, 2020

Next Post

Onde Comprar e Ajudar As Pequenas Lojas Este Natal

1 de Dezembro, 2020
%d bloggers like this: