✐ Estudos & Aprendizagem Bullet Journal Produtividade Universidade

Ideias de Bullet Journal Para Estudantes e Spreads de Outubro

ideias-de-bullet-journal-para-estudantes

Para quem me segue no Instagram (self-promo de novo, @cresce.e.aparece) sabe que meti um questionário sobre o próximo artigo para hoje e a maioria votou na ideia de mostrar as minhas páginas de Outubro e ideias de bullet journal para estudantes.

Voltei apaixonar-me pela calma e pelo uso da minha criatividade quando faço o Bullet Journal e sem dúvida que me deixou mais feliz. Para mim, muitas das vezes, não se trata só do facto de me ajudar a organizar; trata-se sim sobre usar ideias e a minha imaginação para criar algo diferente sempre. Contudo, há alguns meses que perco a motivação e acabo por não fazer nada – é o caso de Setembro.

Ideias de Bullet Journal Para Estudantes

Tenho realmente explorado páginas diferentes e usado mais cor e decoração. Acima de tudo, tenho tentado criar coisas úteis e variadas, resumidamente. A prova disso foi os templates do Bullet Journal de Maio em que coloquei uma dutch door. Se não sabes o que é isso, podes clicar no link e ver todos os detalhes!

Setembro e Outubro, para mim, são sempre meses de transição e mudança. O meu aniversário é em Setembro, o início do outono e o regresso às aulas (apesar de eu ter feito um gap year de 2 anos). Especialmente Setembro sinto que é o meu segundo Ano Novo e deixa-me feliz sempre que chego a esse mês.

Como já referi anteriormente, no artigo 8 COISAS PARA PREPARAR PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO, eu entrei no mestrado que queria e então preciso de adaptar o meu sistema de organização normal à Universidade também.

ideias-de-bullet-journal-para-estudantes

A capa do mês e o layout mensal

Assim, e foi uma coisa única desde que faço Bullet Journal, fiz a minha primeira capa do mês! Afinal, era preciso algo contrário ao que tenho feito até agora, que era o meu objetivo. De maneira idêntica ao que tenho feito até agora, o formato de disposição de eventos e coisas importantes do mês está em lista. Para mim, é mais fácil de visualizar assim porque posso separar a página em duas colunas, uma para as coisas pessoais e outra para me lembrar os dias de publicações importantes dos meus projetos online. A disposição de quadrados como costumava fazer era confusa porque tinha pouco espaço para escrever várias coisas no mesmo espaço.

As páginas pareciam bastante vazias, então acrescentei detalhes como washitape com as cores que me fazem lembrar o outono e, mesmo no título do mês, fiz algo que nunca tinha feito antes: fazer sombras. Como podem reparar, o título tem sombras brancas e fiquei muito orgulhosa de como ficou. Igualmente novo foi o uso de lápis aguarela para acrescentar cor nas páginas.

Na verdade comprei os lápis a pensar que eram outros lápis normais, mas mais pigmentados, e percebi que eram lápis que continham pigmento de aguarela. Concluindo, pode-se usar das duas maneiras e decidi experimentar como tinta mesmo. Apesar de alguns desenhos estarem manchados, adorei como ficou por ser um ar muito scrapbook.

No final da página dos eventos mensais também estava a sobrar espaço, então coloquei o papel de scrapbook que costumo usar para preencher. Coloquei a frase “procura inspiração nas pequenas coisas” para me lembrar que há ideias a circular pelo ar em todo o lado, só é preciso estar atenta.

ideias-de-bullet-journal-para-estudantes

Listas Importantes

As páginas seguintes são com três listas que são importantes para mim: na primeira página, uma vista mensal para escrever uma frase ou três coisas pelas quais estou grata; na segunda página, uma lista de livros que quero ler este mês e uma lista de coisas que posso fazer para relaxar. 

Esta última lista é a mais diferente de todas que já fiz porque eu sei que o mês de outubro vai ser complicado e assustador. A minha intenção é mesmo não me esquecer de cuidar de mim e tirar tempo para mim. Consequentemente, coloquei um pequeno lembrete na segunda página no meio da lista de leitura e na lista de coisas que posso fazer para mim. O mesmo diz “Respira. Pensa em ti. Dá atenção ao que sentes. Deixa para trás pessoas idiotas.“. Adorei fazer esta nota como se fosse uma mini-carta e penso que ficou mesmo gira!

ideias-de-bullet-journal-para-estudantes

Informações para Estudantes

Eu testei vários templates quando fazia bullet journal na licenciatura, resultando em algumas ideias que tinha para concretizar este ano. Ainda não fiz todas as páginas que queria visto que algumas são específicas para as avaliações que terei e ainda não sei que tipo de avaliações serão. É uma das ideias de bullet journal para estudantes que mais gosto porque ajuda bastante a organizar as coisas de forma correta.

Ora a primeira página é o meu horário e tem espaço para que, em caso de falta, consiga saber quando é que não estive presente nas aulas e em que aula. Chamei-lhe “fantasmas do passado” porque passei dois anos sem ter uma rotina de aulas e não sei nem como vou reagir agora com isto tudo da pandemia. Como só tenho aulas às quintas e sextas, não precisei de muito espaço.

Na segunda página coloquei informações sobre os professores como, por exemplo, os nomes, os e-mails escolares e as horas de atendimento. A seguir fiz uma tabela para as avaliações maiores, como testes e trabalhos, que possa ter. Relembro que fiz tudo em duas páginas porque eu só tenho 4 cadeiras este semestre, então é mais fácil para mim fazer em tamanhos reduzidos. Podes perfeitamente adaptar ao teu estilo de aprendizagem e de horário.

bucket-list-de-outono

Hábitos e bucketlist de outono

Os hábitos já são uma coisa normal que coloco em todos os meses para ver onde estou a ir bem e que partes requerem a minha atenção. Algumas das coisas que quero controlar incorporei para conseguir ver se a maneira como me sinto nesse dia faz correlação com o resto das coisas que tento estar atenta. Por exemplo, tento monitorizar se dormi 7h30, se bebo 2l de água, se fui produtiva, se estava stressada, entre outros, e ver se há alguma ligação entre todas as essas ações.

A bucketlist de outono é uma coisa mesmo fofa que decidi fazer porque, como disse anteriormente, eu tenho noção que me vou focar apenas na universidade e no trabalho. Esta lista é para me lembrar de fazer coisas fora do normal como ver filmes de terror que eu nem gosto, mas estou a tentar sair da minha zona de conforto; não coloquei todos os que queria ver, mas não há problema.

spread-bujo-estudante

template-bujo-estudante

Vista semanal

Fiz dois tipos de vista semanal e adorei ambos, apesar de o meu favorito ser o segundo layout. Não há muito para explicar, exceto o facto de um dos spreads ser na horizontal e o outro na vertical. Tentei fazer todas as páginas uma mistura de Outuno e Halloween porque são dois “eventos” muito característicos de Outubro.

Mais ideias de templates para estudantes

Ainda que não tenha feito alguns templates que quero fazer para já, houve alguns que fiz nos anos da licenciatura que me ajudaram imenso e há outros que quero mostrar que irei fazer de forma similar.

Por exemplo, a imagem acima mostra uma página em que preenchi todas as informações que os professores deram para os três essays que tinha de fazer. Escrevi todas as indicações, data de entrega, limite de páginas, coisas que tinha de incluir, etc. Foi muito útil ter algo num sítio só para me ajudar a rever as informações e para saber onde as colocar caso houvesse algo mais acrescentar. Peço desculpa desde já se há frases com misturas de inglês e português, mas a minha licenciatura era uma combinação de três línguas.

Já esta imagem mostra uma mini-continuação da fotografia anterior. É, principalmente, uma chuva de ideias sobre um essay específico que tinha de fazer. Na licenciatura e quando havia trabalhos extensos para fazer, normalmente os professores davam uma lista de temas que escolhíamos ou algo sobre alguma aula que demos. No meu caso, eu tinha escolhido o racismo como tema principal e desenvolvi a ideia a partir daí. Dei como nome do trabalho “Membros da Humanidade Perdida” e fiz uma lista de temas que poderia abordar relacionado com o assunto principal. Além de serem coisas que demos nas aulas, adicionei outros conceitos que são facilmente associados ao tema. Seguidamente, fiz uma outra lista de como poderia introduzir os pensamentos que desenvolvi e por qual ordem eu poderia escrever para fazer sentido.

Templates para inspiração

Há algumas páginas que gostaria de acrescentar, sim, mas não achei que fosse já o momento para as fazer visto que há muita incerteza no ar. Ainda assim, acho que faz todo o sentido em mostrar-vos algumas ideias que podem ser bastante úteis se são pessoas que têm rotinas fixas ou para vos dar inspiração.

A Caitlin da Silva fez um artigo especialmente dedicado a pessoas que trabalham ou estudam e adorei a praticidade e a facilidade dos mesmos. São bastante fáceis de fazer e vantajosos para vidas atarefadas. Apesar de o artigo estar escrito em inglês, acho que dá para ter uma boa noção, através das imagens, do que se trata em cada página.

A Adriana Rodriguez também publicou um artigo incrível com alguns spreads de génio para criares se és estudante. São 15 ideias incríveis que podes ver e, mesmo em inglês, é fácil perceberes o que representa cada ideia escrita.

Que páginas recomendo que faças?

  1. Um horário com as tuas aulas, o teu trabalho, as horas onde vais estudar e incluires, também, horas de almoço e hobbies, além do tempo para descansares;
  2. Um calendário com o semestre completo para colocares as datas de avaliação que tenhas
  3. Uma página com informações sobre os teus professores, e-mails e horas de atendimento para tirares dúvidas, caso seja necessário;
  4. Uma página para fazeres uma lista completa de todas as avaliações que tens para incluíres informações como que disciplina, que tipo de avaliação, a data e quanto vale essa avaliação.
  5. Caso tenhas trabalhos escritos, podes fazer as duas páginas que mostrei acima, para colocares informações teóricas e fazeres uma chuva de ideias.
  6. Podes fazer uma página para controlares todas as notas das avaliações que tiveste de forma a saberes o porquê da nota final que tiveste. Muitas das vezes, os professores enganam-se na nota final porque te confundiram com outra pessoa por terem o primeiro nome igual.
  7. Podes dedicar uma parte a possíveis faltas que possas concretizar e podes, ainda, acrescentar quantas faltas é que podes dar para não chumbares por causa disso.
  8. Podes criar uma lista de objetivos, uma lista de entretenimento e uma lista de ações para tomares conta de ti. Isto é essencial para saberes o que queres atingir durante o ano letivo e para saberes o que fazer para desanuviar a cabeça.
  9. Caso mores sozinho(a) ou tiveste de mudar de casa, podes também fazer uma tabela para criares o teu budget pessoal e fazer outra tabela com ideias de refeições.

Estas são algumas das recomendações que dou de ideias de bullet journal para estudantes. Podes sempre adaptar tudo às tuas necessidades visto que nem todos temos os mesmos horários, rotinas ou obrigações.

Espero que tenham gostado.

Lê também

Sem Comentários

    Diz o que pensas! ;)

    %d bloggers like this: